Cardiologista dá dicas de como prevenir doenças cardiovasculares e manter um coração saudável


Hábitos simples podem prevenir doenças cardiovasculares – Foto: Shutterstock
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardíacas são as principais causas de óbitos no mundo. No Brasil, uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas. Dado à importância do assunto, o dia 29 de setembro se tornou o  Dia Mundial do Coração  e o mês passou a ser chamado de  Setembro Vermelho,  com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir doenças cardiovasculares.

Mas sabia que simples mudanças de hábitos podem te ajudar a ter um coração saudável sempre? Confira 7 dicas para serem adotadas no dia a dia.

Sal com moderação – o uso excessivo de sal provoca o aumento a pressão arterial, que é a principal causa de doenças no sistema cardiovascular.

Sem estresse– quem vive estressado aumenta consideravelmente os níveis de pressão arterial, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Movimente-se sempre– exercícios físicos regulares são benéficos para o coração. Um coração ativo trabalha com mais eficiência, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, aspectos que previnem doenças como o infarto, AVC, hipertensão e Diabetes, por exemplo.

Atenção ao histórico de doenças cardíacas na família– a incidência de doenças cardiovasculares em outros membros da família é um importante fator de risco. Quem tem familiares com problemas no coração deve manter bons hábitos desde cedo e manter os exames médicos em dia para que ter sempre um coração saudável.

Diga não ao cigarro– quem fuma tem, no mínimo, três vezes mais chances de sofrer um infarto do miocárdio, além da fumaça levar ao acúmulo de placas nas artérias, o que reduz o fluxo sanguíneo, aumentando a probabilidade de formação de coágulos que podem bloquear totalmente a passagem do sangue.

Cuidado com seu peso– a obesidade aumenta o risco de uma pessoa morrer por doenças relacionadas ao coração, segundo dados da  Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). A sobrepeso vai contra um coração saudável porque causa uma série de alterações no metabolismo, além de favorecer hipertensão, colesterol alto e diabetes, doenças que ameaçam a saúde do coração.

Cuide da higiene bucal– diversas pesquisas mostram a ligação de uma  má higiene bucal com doenças do coração.  Bactérias como as da bolsa periodontal podem entrar na corrente sanguínea e ir até o coração. Lá, proliferam-se e podem vir a ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana. Por isso deve-se escovar bem os dentes – no mínimo três vezes ao dia, especialmente após as principais refeições -, usar fio dental e enxaguatório bucal quando indicado, além de ir regularmente ao dentista.

Fontes: Dr. Victor Luiz Santos Haddad, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo; Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO); Conselho Federal de Odontologia (CFO); e Organização Mundial da Saúde.

Por camilabrogliato

BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples