Para que você mantenha o bem-estar e ganhe condicionamento, a natação é uma ótima pedida


BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
Por Lygia Haydée
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples

Você está decidido a se exercitar, mas, apesar de outras atividades da moda oferecerem um bom condicionamento, a boa e velha natação pode ser uma boa pedida. A modalidade trabalha o sistema cardíaco e respiratório, melhora o preparo físico, além de proporcionar o aumento da massa muscular.

Outro benefício é que, por ser realizado em ambiente aquático, o esporte poupa o seu corpo de lesões por impacto, a grande responsável por castigar as articulações em treinos realizados fora d’água. Isso porque ela reduz os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, o que evita impactos fortes, e ainda estimula o praticante a se esforçar para manter um padrão de coordenação durante a prática, variando intensidade, volume e tempo dos exercícios.

A natação ainda possibilita uma gama maior de movimentos, já que proporciona um condicionamento mais completo, assim como o ganho de metabolismo aeróbio e fortalecimento muscular geral. Quanto aos benefícios mentais, a prática pode aliviar os sintomas de depressão, melhorar a autoestima e a atividade cerebral, aprimorar a coordenação motora e a interação social. Além disso, o poder relaxante da água pode afastar problemas relacionados ao estresse.

Ao praticar os quatro estilos, você exercita quase todos os grupos musculares. Mas no nado mais comum, o crawl, é trabalhado, principalmente, ombros, peitoral, costas, abdômen e quadríceps, sendo que os outros músculos do corpo são usados como auxiliares.

(Fonte: Ademir Paulino, professor da academia Cia Athletica, unidade Morumbi Shopping – São Paulo)

Hoje a STARK conta com 2 opções de locais de treinos de natação:
 
+ Natação no Mar;
+ Natação na Piscina da UNIFOR.
 
Após o fechamento do contrato com a UNIFOR para ser o nosso local de natação em piscina, demos início em fevereiro desse ano, aos nossos treinos oficiais de natação na STARK, atendendo ao anseio de nossos Starkianos.
 
As aulas são ministradas pela excelente treinadora Josie Brandão! Uma treinadora que está no dia a dia dos treinos orientando e corrigindo os alunos, focando na melhora da técnica e com isso proporcionando uma constante evolução para os nossos Starkianos.
 
No caso dos alunos que estão no triathlon, a planilha de natação vem do Guilherme Manocchio, mas a Josie faz um trabalho de acompanhamento da técnica.
 
Na natação no mar, o treino é realizado com uma raia de 65m e ao lado do nosso ponto na Beira Mar, com o aluno podendo contar com o apoio da nossa estrutura da corrida.
 

BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples