O mês de junho é um dos meses mais esperados do ano, principalmente na região Nordeste. Os festejos juninos tomam conta das cidades, e com eles as tradicionais festas de São João com suas comidas típicas de milho, paçoca, pé de moleque, cocada, dentre outras. E com o período vem a tradicional pergunta: como faço para manter a alimentação saudável nesta época?

Dê preferência ao milho cozido ou assado, rico em fibras, ferro, potássio, vitamina A e C; ao amendoim, rico em gordura monoinsaturada, vitamina E e complexo B, além de fósforo, magnésio, zinco e ferro; a pipoca feita na panela, rica em fibras e polifenóis, que ajudam no combate aos radicais livres, e proporciona saciedade. Já a canjica, pamonha, cocada, pé de moleque, bolo de milho, devem ser consumidos com moderação, já que são receitas mais calóricas e geralmente possuem um grande teor de açúcar e gordura.

Caso prepare as comidas juninas, adapte os ingredientes e prefira o leite desnatado, leite de coco, farinha de trigo integral, castanhas, canelas, adoçante culinário.

Outra dica para não sair da linha, é se alimentar antes da festa, pois você não chegará com fome e resistirá mais às tentações juninas.

Mantenha-se bem alimentado e hidratado, pois é comum as pessoas abusarem da bebida alcoólica, o que leva a um desgaste grande do corpo. Por isso é importante se alimentar bem, para manter a energia, e durante a festa, procure intercalar um copo de bebida com um copo de água, para se manter hidratado, evitando que a festa termine cedo e com ressaca no dia seguinte.

Bom São João!

Elisa Maria Anjos

Nutrizionista – Nutrizione