O caju é uma excelente fonte vitamina C (quantidade maior que a da laranja), vitamina A, E e K, vitaminas do complexo B, ferro, cobre, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Possui função antioxidante, protegendo as células da ação dos radicais livres, além de ajudar a fortalecer e proteger as células do sistema imunológico. Rico em fibras, ele ajuda no bom funcionamento do intestino e por ser uma boa fonte de ferro auxilia no combate a anemia.

O caju é muito versátil, podemos utilizar tudo dele, sem desperdiçar nada. A sua parte carnosa, suculenta, pode ser usada na fabricação de sucos, sorvetes, doces, licores, xaropes e vinagres, além de utilizá-la em pratos deliciosos. Já o seu bagaço pode ser aproveitado em preparações culinárias como o hambúrguer de caju.  Outra parte do caju que merece destaque é a sua castanha que depois de torrada é consumida nos lanches, preparações culinárias, petiscos. Ela possui um grande valor nutricional, pois é rica em ferro, fósforo, selênio, magnésio e zinco. A vitamina B1 presente na castanha a torna essencial no combate ao estresse e à depressão. A maior parte da gordura contida na castanha é a monoinsaturada, boa para a proteção do coração e para o bom funcionamento cardíaco, pois ela ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol.

Vamos aproveitar que o Ceará é um dos maiores produtores de caju e de castanha de caju, e desfrutar de todos os benefícios que ele pode nos oferecer!

 

Maria Elisa Anjos

Nutricionista – Nutrizione