O gel de carboidrato é um suplemento prático, de rápida absorção, que ajuda a manter e a recuperar os níveis de energia, evitando que o corredor perca rendimento, além de evitar lesões, provocadas pela falta de energia.

No mercado existem vários tipos de géis, geralmente, eles fazem uma associação entre 2 ou mais tipos de carboidratos, o que facilita a utilização deste nutriente pelo organismo.

Algumas marcas acrescentam em suas fórmulas componentes como o BCAA, cafeína, taurina, que ajudam a melhorar a performance, além de ajudar na recuperação.

O nosso corpo tem um estoque de carboidrato que ajuda a manter os níveis de energia durante a atividade, mas quando o exercício tem uma duração superior a 60 minutos ou uma intensidade alta, pode ser necessário repor de 30-60g de carboidrato para cada hora adicional. Essa quantidade varia de acordo com o indivíduo e tipo de atividade. Na corrida por exemplo, pode-se planejar de acordo com os Km e os pontos de hidratação, pois o consumo de água junto com o gel, facilita a sua absorção. Nas provas mais longas, o primeiro gel pode ser consumido com 40-45 minutos de prova e os demais a cada 30 minutos após o consumo do primeiro gel.

E se você não gosta de tomar o gel, aqui vão alguns exemplos de equivalentes:

– 1 água de coco ou bebida isotônica

– 1 banana

– Fruta desidratada (25-30g)

– Gomas de carboidratos

Só para lembrar, não faça teste com novas fontes de carboidrato no dia da prova. Você pode não se sentir bem com a troca.

 

Maria Elisa Anjos

Nutricionista – @nutrizione