No processo de emagrecimento devemos ter foco na alimentação todos os dias para que o objetivo seja atingido. Mas, é no final de semana que as tentações aparecem com mais frequência, e é comum as pessoas extrapolarem nesses dias, colocando em jogo uma boa parte das conquistas obtidas durante a semana. É importante que esteja pronto para flexibilizar seu plano alimentar, faça boas escolhas, preocupe-se com a qualidade e quantidade dos alimentos, saboreie, mastigue devagar, no início da reeducação alimentar evite locais que vão te fazer sair da dieta, rodízios por exemplo.

Seguem algumas dicas para manter a dieta no final de semana e não perder o convívio social:

  1. Nos bares e restaurantes, procure preparações cozidas, assadas, grelhadas, evite as frituras, empanados, comidas gordurosas. Procure opções como espetinho de Filet mignon ou frango; caldinho de feijão ou peixe; Brusqueta de tomate ou cogumelo; sunomono, sashimi, ceviche.

 

  1. Nas padarias: Escolha entre sucos, iogurtes, frutas, pães integrais, cereais, queijo branco, ovo.

 

  1. Self service: Escolha uma proteína magra grelhada, assada ou cozida, evite os molhos cremosos, ponha salada crua e/ou cozida, uma porção de feijão ou grão de bico ou lentilha ou, pode escolher a batata doce ou arroz integral,

 

  1. Locais de massas: Quando possível escolha a massa integral à base de molho de tomate ou pesto, com proteína magra. Pode acrescentar verduras. Caso consuma Pizza, prefira sabores básicos, mussarela, marguerita, frango. Dê preferência a pizza de massa fina, e para acompanhar não precisa refrigerante, pode ser um suco leve (abacaxi com hortelã ou limão ou maracujá).

 

  1. Sanduíche: use ingredientes saudáveis como pão integral, ricota, cottage, peito de frango, atum, filé, verduras.

Mantenha seu foco no final de semana, e saiba fazer boas escolhas. Faça do seu plano alimentar uma mudança do estilo de vida e não uma coisa passageira, funciona bem melhor desta forma.

 

Maria Elisa Anjos

Nutricionista – Nutrizione