BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
O DESTARK é um projeto que visa homenagear nossos Starkianos que mostraram muita força de vontade, determinação, e que deram um novo rumo em suas vidas através do esporte. Nesse novo formato, com uma série de perguntas e respostas, semanalmente teremos depoimentos inspiradores de Starkianos que nos dão o prazer e a alegria de fazer parte do nosso convívio!
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
Nome: Sylvia Barreto
 
Esporte que pratica: Corrida
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
Como você entrou para o esporte e o que mais te motivou a praticá-lo?
Sempre fui muito sedentária, já tentei fazer ginástica, musculação, pilates… mas nunca conseguia gostar e qualquer coisa era desculpa para faltar ou abandonar… Precisava perder uns quilos extras, então resolvi fazer uma dieta e passei a caminhar na esteira. Com as conversas e encontros diários no “Banco” (do colégio) acompanhei o início da Luciana Paiva no mundo das corridas, sua empolgação e evolução eram impressionantes. Ela me mandou a planilha de treino que estava seguindo, a tal “Do Sofá aos 5k”, o que foi totalmente sem sucesso! Doía tudo, faltava ar, ficava sem fôlego e desistia no primeiro dia da semana… E ela dizia: “É assim mesmo, continua que passa!”. Continuei minhas caminhadas de 5k diários e sempre a Luciana me chamando pra treinar com ela. Minha desculpa era: no dia que abrir uma turma as 8hs da manhã eu vou! (O que era quase impossível com esse nosso clima!). Em agosto de 2014, depois de quase 1 ano de convites, a incansável amiga diz que eu me preparasse para começar em breve! Meu nome já estava na lista da turma que iria começar as 7:30 da manhã no Parque do Cocó. Promessa é dívida e eu cumpri! Juntamos as “Amigas do Banco”, chamamos outras mães do colégio e formamos o grupo!
 
Como conheceu a modalidade e como ela passou a fazer parte da sua rotina?
Conhecia algumas pessoas que corriam e sempre achei coisa de doido cair da cama de madrugada  para sair correndo. Já tinha sido chamada por algumas amigas que diziam que era questão de costume acordar cedo. Mas pra mim, era impossível. Até que no dia 07 de outubro de 2014, estava lá na famosa árvore dos gatos, para começar a “brincadeira”: Do Sofá aos 5k em 3 meses! Praticamente, todas do grupo, a muito tempo sem fazer exercícios, não acreditavam muito nesse “Projeto”, mas estaríamos unidas nessa nova etapa! Animação não faltava! Quando os queridos tios Aline e David, avisaram que os treinos aconteceriam as terças, quintas e sextas ou sábados, fui a primeira a dizer que terça e quinta já estava bom demais!!!! Sexta podia até ser… mas nem cogitava o sábado! Sábado era para dormir! Resolvi pagar logo os 3 meses, para me obrigar a ir e não ter perigo de desistir. Assim as semanas foram passando… e eu sem acreditar muito que iria conseguir. A turma foi fundamental, sem falar no apoio e paciência dos treinadores Aline e David, como também a energia do Ricardo, que na época estava treinando forte para o Ironman, onde nos emocionamos e vibramos bastante durante toda a prova dele. Em dezembro, consegui levar meu esposo Décio para treinar também, diferente de mim, ele já gostava de esportes, porém a vida corrida e cheia de viagens não o ajudava. Mas logo ele adaptou-se e com a planilha, conseguia realizar os treinos mesmo quando ausente. Agora além das amigas, tinha mais um aliado em casa para não me deixar desistir. Após os 3 meses, lá estava eu conseguindo fazer os 5k, quase morrendo, mas consegui! A meta agora era fazer os 5k bem. Dai pra frente, comecei a acreditar que eu era mais forte do que meus medos e que eu podia ir além… Me senti uma louca, quando comecei a cair da cama para treinar as 5:30 e na segunda feira já queria saber onde seria o treino no sábado. Realmente, tinha sido “picada” pelo bicho da corrida. Com a estreia na primeira corrida em março, junto com as outras guerreiras que saíram do sofá para treinar no solzão do Cocó, com subidas pesadas, areias e calçamentos, passamos a ser conhecidas por COCOtas (meninas que treinam no Cocó). 
 
O que o esporte representa hoje na sua vida?
É incrível o prazer e a alegria ao terminar um treino ou uma corrida, uma sensação e uma emoção difícil de descrever. A corrida pra mim é uma prova de superação! Nunca me imaginei sendo chamada de atleta, de receber tanto incentivo dos amigos, do meu marido e dos meus filhos. Eles vibram com cada km alcançado! Treino praticamente 4x por semana e faço de tudo para não faltar. Passei a acreditar mais em mim e no meu potencial. 
 
Quais os benefícios que começou a sentir com a prática de atividade física?
Além dos meus objetivos iniciais que eram perder peso, ter resistência, sair da vida sedentária… encontrei na corrida uma forma de melhorar a alimentação, ter mais disposição, aliviar as tensões e stress do dia-a-dia e o melhor, fazer novas e ótimas amizades. Acompanhar de perto as conquistas dos já atletas e ver a evolução de cada uma que entrou junto comigo e/ou as que, de alguma forma tive influencia nessa busca de uma melhor qualidade de vida, é o que me deixa mais emocionada e encantada com esse novo mundo que agora faço parte!
 
Como você definiria em algumas palavras a relação Esporte x Superação na sua vida?
Digo muito: “Se eu consigo, tenho certeza que qualquer um consegue”. Eram tantas desculpas, tantos medos… Hoje percebo que sou mais forte do que imaginava e que sou capaz de ultrapassar minhas própria barreiras. 
 
Qual mensagem você deixaria para as pessoas que gostariam de praticar esporte ou que estão iniciando?
Não tenham medo! Comecem! Todo começo é difícil.. a gente acha que não vai conseguir.  Mas com disciplina e foco, tudo da certo! A escolha da assessoria é de grande importância para todo iniciante. Adoro companhia e as COCOtas são fundamentais em cada conquista minha, além claro, do grande apoio e incentivo de todos os profissionais e alunos da Stark. Deixo aqui meu agradecimento especial a Lu Paiva, por não ter desistido de me chamar e por ser inspiração pra nós COCOtas; ao meu marido Décio e meus filhos Sofia e Décio Neto, por serem a razão da minha vida e por estarem ao meu lado em cada conquista; a tia Aline, David, Jackson e Helano por todo apoio e estímulo principalmente nos dias que não estou bem; ao Edgy e Ricardo por estarem sempre de “olho” ; a todos os colegas que fazem parte dessa grande família; não esquecendo das minhas amigas COCOtas, sozinha eu não vou pra canto nenhum, vocês são a alegria de cada dia, a mão amiga quando precisamos de força e um empurrão para atingir novas metas! Rumo ao #DesafioRio2016 #StarkVibePositiva #StarkRedStormTeam 
 BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples

BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples