BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
O DESTARK é um projeto que visa homenagear nossos Starkianos que mostraram muita força de vontade, determinação, e que deram um novo rumo em suas vidas através do esporte. Nesse novo formato, com uma série de perguntas e respostas, semanalmente teremos depoimentos inspiradores de Starkianos que nos dão o prazer e a alegria de fazer parte do nosso convívio!
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
Nome: Eugênio Ximenes
Esporte que pratica: Corrida
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
Como você entrou para o esporte e o que mais te motivou a praticá-lo?
Ao longo de minha vida, tenho praticado diversos esportes em diferentes momentos, entretanto, nos últimos anos, por força da extenuante rotina que tenho tido, me deixei levar para o sedentarismo extremo, o que, consequentemente, fez como que surgissem problemas de saúde causados pela obesidade, afinal de contas, foram 26 quilos adquiridos desde que parei de fumar em 2008. Sempre procuramos, inconscientemente, criar desculpas e obstáculos para não praticar esportes, especialmente eu, que trabalho como advogado durante o dia e como professor a noite. Em julho passado, por indicação de uma amiga, minha esposa me chamou para fazer um treino experimental com a Stark no Lago Jacarey. Desde então, não parei de frequentar os treinos, inicialmente motivado em perder peso de forma segura e saudável, mas também para superar desafios pessoais.
Como conheceu a modalidade e como ela passou a fazer parte da sua rotina?
Em meu ambiente de trabalho há vários praticantes da corrida e sempre brinquei com eles sobre a “insanidade” de acordar tão cedo para correr, principalmente nos finais de semana. Hoje, quando não posso treinar, fico sinceramente consternado, sentindo que algo está faltando no meu dia. Consegui sentir algo que considerava impossível há um ano: sentir prazer em praticar a corrida. Posso afirmar que pratico a modalidade com alegria. Aliás, como diz o starkiano Nailton lá no Lago Jacarey, fui “picado pelo mosquitinho da corrida”.
O que o esporte representa hoje na sua vida?
Quando iniciei a prática da corrida, sinceramente achei que não iria muito longe, pois não conseguia correr sequer 30 segundos sem ficar extenuado. Com o planejamento do Professor Augusto na minha modalidade (Do Sofá ao 5K – sempre adorei este título), hoje estou correndo 6 Km sem interrupções e com despenho razoável para o peso que ainda tenho. Da minha meta de perder 26 quilos, já consegui reduzir 10.
Quais os benefícios que começou a sentir com a prática de atividade física?
Os benefícios estão surgindo aos poucos, como acho que deve ser. Não há milagres. Todo o processo tem que ser gradativo e os resultados e benefícios também serão gradativos. Quando a pessoa compreende isso, ela se motiva muito mais. Tenho andado mais disposto, dormindo melhor, com a pressão melhor controlada, ou seja, uma completa mudança de vida. Mas ainda tenho objetivos a cumprir. O caminho está só começando.
Como você definiria em algumas palavras a relação Esporte x Superação na sua vida?
Esporte e superação são palavras intrínsecas, que se misturam naturalmente. Não é possível se pensar na prática de qualquer esporte sem traçar metas e procurar superá-las. Aliás, na corrida a superação pessoal também está diretamente relacionada. Estamos sempre procurando superar nossas próprias marcas. E não falo necessariamente de tempo, pace ou distância. Estou falando daquela superação interior, quando conseguimos superar a meta de mudar a nossa vida.
Qual mensagem você deixaria para as pessoas que gostariam de praticar esporte ou que estão iniciando?
Perseverança e paciência para alcançar metas. Trace objetivos alcançáveis e entenda que leva tempo para superá-los. Além disso, cada um de nós tem seu próprio tempo e precisamos respeitar e interpretar as mensagens do nosso corpo. Praticar esportes faz bem para o corpo e para a alma, sem contar o fato de ser uma grande oportunidade de fazer amigos.
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples