BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
O DESTARK é um projeto que visa homenagear nossos Starkianos que mostraram muita força de vontade, determinação, e que deram um novo rumo em suas vidas através do esporte. Nesse novo formato, com uma série de perguntas e respostas, semanalmente teremos depoimentos inspiradores de Starkianos que nos dão o prazer e a alegria de fazer parte do nosso convívio!
 
Nessa semana, no dia 20/07, foi comemorado o DIA DO AMIGO! Na Stark temos vários amigos que treinam juntos! O nosso quadro DESTARK dessa semana irá homenagear essa data!
 

BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples
Amigos: Armando e Gabriel
 
Esporte que praticam: Corrida
 
 
Como você entrou para o esporte e o que mais te motivou a praticá-lo?
 
Armando: Treino Jiu Jitsu há 06 anos, e na verdade nem gostava muito de corrida, mas estava me sentindo gordo, e após pegar uma graduação mais alta, vi que precisava ter um desempenho ainda maior, daí, resolvi procurar uma nutricionista, e em paralelo começar a “dar umas carreirinhas”, pra baixar o peso.
 
Gabriel: Fui Karateca na infância/adolescência, jogueiro na adolescência/juventude e levantador de copo quando adulto. Tentei academia, mas achei tedioso. Um cunhado treina taekwondo, outros faz jiu-jitsu e outro corria, armando tb entra nesse bojo, sempre todos eles me perturbavam. Assim, eu precisava encontrar alguma coisa que eu sonhasse, que me desse prazer e constância. Precisava focar em alguma coisa pra sair do marasmo e da rotina de vida daquele momento.
 
 
Como conheceu a modalidade e como ela passou a fazer parte da sua rotina?
 
Armando: Quando éramos vizinhos, eu e o Gabriel vez por outra dávamos uma corridinha, mas totalmente descompromissado e sem objetivos reais, daí, resolvemos começar a correr na Beira Mar por conta de um amigo da pós graduação, tomei gosto, comecei a pensar em distancias, em tempo, e depois de 1 mês vi que para eu melhorar teria que entrar numa assessoria, pra ter pessoas especializadas me ajudando a correr certo e melhor. Foi ai que conheci a Sirius, e no mês seguinte a Stark.
 
Gabriel: Via vários amigos correndo, falando de corrida. Via alguns eventos, mas achava muito distante de mim, queria apenas dar uns trotes, mas a preguiça e o deixa pra amanhã falavam mais alto. Até que o Armando começou a me perturbar ( enchia o saco) e começamos a correr sem maiores pretensões.  Aí percebi que pra correr não bastava calçar qualquer tênis e sair por aí. Resolvi me dedicar, me disciplinar e aceitar o convite de ir fazer um treino experimental na Stark.
 
 
O que o esporte representa hoje na sua vida?
 
Armando: O esporte já faz parte a minha vida faz algum tempo, a corrida apenas 7 meses, mas digo que hoje isso se tornou um vício, onde eu falava antigamente que era “louco” quem acordava 4:30 da manhã pra correr, e hoje, no dia que não tem treino, fico sentindo muita falta. Correr se tornou realmente um vício, mas não apenas a corrida propriamente dita, os amigos que ganhei, a qualidade de vida, o desempenho no Jiu Jitsu, tudo isso são fundamentais para a continuidade nesse esporte tão maravilhoso.
 
Gabriel: O Esporte na minha vida: é vida. Não sei como estaria hoje sem ele, por isso faço de tudo pra não parar.
 
 
Quais os benefícios que começou a sentir com a prática de atividade física?
 
Armando: Sem dúvidas a perca de peso, as pessoas me olham hoje e perguntam: Armando o que você fez pra emagrecer? O melhor desempenho no Jiu Jitsu, onde aumentei o rendimento nos treinos e diminui a fadiga, vez por outra eu surfo, e isso também ajudou na minha respiração, no meu condicionamento, e isso reflete dentro de casa, viver de forma mais leve, trouxe melhores resultados profissionais, enfim, a atividade física é indispensável na minha vida hoje.
 
Gabriel: Emagreci 12/13 kg,  ganhei mais condicionamento físico, melhorou a disposição e o ânimo pessoal consideravelmente, a mulher elogia mais o desempenho, parei de tomar uns remédios, conheci vocês e ganhei boas novas amizades. Estou todo besta agora, acho até que o espelho tá mais legal comigo.
 
 
Como você definiria em algumas palavras a relação Esporte x Superação na sua vida?
 
Armando: Sou apaixonado por esporte porque sou movido a desafios, pra mim, seja ele qual for, deve ser sempre motivo de superação, seja física ou mental. Nunca imaginei terminar uma prova de 21k, pra quem corria apenas 3k, porém, coloquei na cabeça que isso era meu objetivo, e que faria independente do que tivesse pela frente, e com a ajuda dos meus treinadores, consegui sim alcançar, e agora, já partindo pra segunda meia maratona. Sempre falo, agora o céu é o limite!!!
 
Gabriel: O esporte, a grande maioria de suas modalidades, é inclusivo. A corrida foi uma grata surpresa na minha vida, depois de acumular maus hábitos alimentares, farras, problemas profissionais e pessoais, eis que surge o esporte como grande balizador ajudando a superar boa parte dos meus problemas físicos e psicológicos (rs). Ainda preciso dar mais alguns passos pra falar do esporte como superação. Tenho pouco tempo de corrida, mas estou caminhando (correndo) em busca desse objetivo.
 
 
O hábito de treinar juntos fortaleceu os laços de amizade de vocês? Como é esse convívio nos treinos?
 
Armando: Gabriel é um amigo(irmão), uma cara que tivemos infância juntos, namorou e casou com uma grande amiga, na verdade fazemos parte de um ciclo grande, que apesar de não termos o mesmo sangue, mas é como se fossemos da mesma família. No início, o cara era tão preguiçoso que pra ele treinar eu passava na casa dele pra busca-lo, que senão ele ficava com preguiça (rsrsr!!!), e ainda tinha que levar termogênico que senão ele dormia no carro, enfim, mas hoje não, vejo que ele se determinou, que isso tem feito bem pra vida dele, e isso, me dá bem estar também. Somos compadres de casamento, eu do dele e ele do meu, portanto, é uma IMENSA satisfação vê-lo correndo, e saber que por meio disso, ele superou alguns obstáculos da vida!! As brincadeiras, a resenha nos treinos, quem tá ali com a gente sabe, é o tempo todo rindo, tirando onda com um e com outro, isso é o convívio nos treinos, mas acima de tudo, foco nos objetivos. 
 
Gabriel: Armando é meu amigo desde menino, meu irmão/camarada, temos muitas diferenças, experimentamos caminhos e círculos diferentes, mas sempre mantivemos nossa amizade sólida, ele foi meu padrinho de casamento e vice-versa, nossas famílias sempre estão juntas. As tarefas cotidianas sempre afastam um pouco as pessoas, um dia resolvemos começar a correr, lógico que passamos a ter mais um assunto pra falar, aliás temos conversado muito sobre corrida e esportes. Diferente de outrora quando só falávamos em tomar umas. Mas… O convívio? Que é a pergunta (rs). Nosso convívio é ótimo, algumas pessoas nem entendem, às vezes pensam que estamos brigando, ou pegando pesado demais um com o outro, mas nossa amizade tem lastro pra isso. Temos evoluído na corrida e temos muitos treinos em comum, um sempre ajuda, incentiva o outro e isso faz muito bem. Gostamos de desafios.
 
 
Qual mensagem você deixaria para as pessoas que gostariam de praticar esporte ou que estão iniciando?
 
Armando: Comecem, perseverem, e não deixem a cabeça, e nem outras pessoas dizerem que você não pode fazer!!! Se você quer, você pode!!!
 
Gabriel: Comecem. Era o pior momento pra eu começar, depressivo, fumante, sem saco pra nada, principalmente pra correr. Mas como queria mudar esse quadro,  comecei a ir à busca de liberar endorfina, descobri que pra liberar mais, precisava correr mais; pra correr mais, precisava emagrecer;  pra emagrecer, precisava me regrar e correr mais; quando me dei conta… Pensava mais em correr do que QUASE tudo e estou assim até hoje, espero que continue por muito tempo. RS O esporte faz bem pra tudo,  por corpo e pra alma. A Stark tem um recorte importante, fomos bem acolhidos, bem orientados  e muito incentivados pela turma do pace baixo, essa galera incentiva muito ao mesmo tempo em que acabam nos inspirando e sendo uma boa referência. Correr: é igual a coceira, basta começar. Comecem!
BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples

BlogMessengerStarkEspacoEmBrancoSimples