Os tênis de corrida protegem os pés do esforço das passadas e permitem que você tenha melhor performance


Mais que beleza, marca e cor, o tênis de corrida deve ser aquele que serve melhor aos seus pés e aos seus objetivos

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Logo que você começa a se dedicar à corrida de rua uma dúvida pode pintar na sua cabeça: “Como escolher meus tênis de corrida?” Hoje, existem tantas opções no mercado que fica difícil saber o melhor modelo. Afinal, cada pessoa precisa de um tênis específico. Na hora da compra é preciso ter em mente que, mais do que beleza, marca e cor, controle as sobrecargas, calce bem e esteja de acordo com seus objetivos.

O tênis desenvolvido para corrida tem, basicamente, duas funções: proteger os pés do esforço das passadas e permitir que o corredor desenvolva o máximo do seu potencial. Esse tipo de calçado é projetado para dispersar o impacto que o atleta recebe constantemente quando os pés tocam o solo durante a atividade.

A força do impacto gerada por esses choques (da batida do pé contra o piso) chegam a até três vezes o peso do corredor. Por isso, o sistema de amortecimento deve ser muito eficiente, para evitar problemas nas articulações, uma vez que o seu corpo ainda não está preparado para receber a sobrecarga. Outro fator indispensável é a flexibilidade na parte frontal do solado, o que melhora a aderência, aumenta a sensibilidade e garante conforto durante a corrida.

Além disso, você ainda precisa se preocupar com o seu tipo de pisada para comprar o tênis de corrida certo. São três os tipos, cada um deles com suas próprias características.

Pé Normal (Neutro): possui um arco de tamanho normal. Quando toca o solo, deixa impressa certa concavidade que liga o calcanhar e a parte dianteira dos pés. Caracteriza-se pelo apoio uniforme do pé no contato com o solo, não possuindo desvios nem para dentro e nem para fora.

Pé Supinador: possui um arco bastante acentuado, imprimindo no solo uma região estreita, que liga o calcanhar à parte da frente do pé. Forçam a parte externa do pé a suportar o peso do corpo no final de cada passada. Às vezes, o arco é tão acentuado que a impressão fica sem ligação entre as duas partes. Geralmente, os corredores com essa pisada também apresentam joelhos curvos para fora. Esse tipo de pé possui pouca ou nenhuma flexibilidade porque não prona o suficiente. Por isso, tem baixa eficiência natural de absorção de impactos. Os tênis de corrida mais indicados são os mais flexíveis e os que têm alto grau de amortecimento, pois induzem o pé ao movimento de pronação.

Pé Pronador: possui um pequeno arco, imprimindo no solo praticamente toda a sola do pé. Caracteriza-se pelo apoio da região medial do pé no contato com o chão. Apresenta um excesso de flexibilidade, causando instabilidade ao corredor. Geralmente, os corredores com essa pisada têm joelhos curvos para dentro e podem sentir dores na parte medial do joelho. Quem tem pé chato precisa evitar calçados com alto grau de amortecimento, que reduzem ainda mais a estabilidade e o controle de movimentos. Com o passar do tempo, as pessoas com pé chato tendem a desenvolver processos inflamatórios, como tendinites.

Dicas para comprar um tênis

• Ao escolher o tênis experimente vários modelos e tamanhos.
• A ponta do dedo nunca deve encostar na ponta do tênis de corrida, pois essa parte do calçado não cede. O ideal é uma distância entre 1 e 1,4 cm.
• As costuras do tênis não devem apertar ou ficar em cima de zonas que sofram muito atrito durante as passadas.
• A parte de trás do tênis deve ser macia e sem costuras que possam causar bolhas.
• Na parte do calcanhar, o solado deve ter no mínimo 2 cm para evitar calos.
• Prefira os tênis mais leves. Os pesados ou duros demais podem prejudicar os músculos e as articulações.
• O tênis mais caro nem sempre é o melhor para você.
• Existem tênis para treino e para competições. Os de competições são geralmente muito leves, mas essa leveza sacrifica o amortecimento. Se você é um corredor alto e pesado, é desaconselhável que os utilize. Se você é leve e está visando uma melhora no tempo, vá em frente.
• Compre o calçado no fim da tarde, pois à noite os pés tendem a ficar mais inchados.
• Depois de uma corrida, o amortecimento do tênis fica comprimido e deformado. Para voltar ao normal, ele precisa de 24 horas sem uso. Quem corre todo dia, portanto, deve considerar a compra de um segundo par.

(Fonte: Evaldo Bosio Filho, especialista em fisioterapia esportiva)

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