Se dedicar aos treinos de corrida é muito importante para que você ganhe rendimento. Mas alguns outros esportes também podem ajudar nessa tarefa. Veja quais


esportes_corrida

Você treina regulamente, mas está sentindo que precisa apostar em novas medidas para ir melhor na corrida de rua? Saiba que outros esportes podem ajudá-lo a ganhar rendimento e (até!) garantir que você corra menos riscos de sofrer lesões e desgastes musculares. Sim, o crosstraining ajuda a melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório, a fortalecer os músculos, além de auxiliar a acelerar a recuperação muscular. Isso porque outros esportes mudam os estímulos já sofridos pelo corpo com a corrida, sendo uma excelente estratégia para aprimorar suas capacidades físicas, tais como velocidade, força, resistência, agilidade, equilíbrio e flexibilidade.

Listamos 10 esportes alternativos que podem fazer muito por você. Para isso, basta apostar em um deles ao menos duas vezes na semana, fazendo com que eles sejam um complemento da sua rotina de treinos.

Natação
Além de melhorar a resistência muscular, a natação aprimora a capacidade cardiorrespiratória. Na água, você desenvolve a habilidade de usar melhor o oxigênio e transformá-lo em energia para as corridas, prorrogando a fadiga. A atividade promove, ainda, a liberação da tensão muscular, aumentando a flexibilidade articular, principalmente do quadril, do joelho e do tornozelo, melhorando as passadas.

Pilates

Melhora a postura e o equilíbrio, além de fortalecer a região do core (músculos do abdômen, quadril e costas) e alongar a coluna. Com esse ganho na postura e no equilíbrio muscular, as passadas tornam-se mais precisas, o que faz com que você possa realizá-las com menos força.

Spinning ou ciclismo
Essas atividades melhoram o condicionamento físico e dão muita força muscular, principalmente nos músculos das pernas. Além disso, ao pedalar você ganha resistência para correr mais e melhor, dando passadas mais rítmicas.

Iôga
Também auxilia na promoção do equilíbrio e da postura, além de melhorar a sua flexibilidade e concentração. Para corridas mais longas, essa atividade é uma boa estratégia, já que aprimora a concentração, o que permite que você dê passadas mais ritmadas e mantenha o foco durante todo o percurso.

Patinação de velocidade
A patinação é como uma corrida, já que você mantém a mesma postura das passadas, fazendo movimentos sincronizados para ganhar velocidade. No entanto, com essa atividade você dá um respiro para as articulações, visto que o atrito das passadas é muito menor.

Slack line
Para ganhar força e flexibilidade o slak line é uma ótima pedida. Os movimentos feitos em cima da faixa de apenas 5 cm de largura fazem com que você também trabalhe o equilíbrio e a concentração. Além disso, essa é uma boa estratégia para exercitar as penas, o abdômen e os ombros, partes do corpo muito requisitadas durante a corrida.

Caiaque
Essa é uma boa pedida para os momentos de recuperação ativa. O caiaque dá uma pausa mental, além de trabalhar a parte superior do corpo, que também precisa estar fortalecida para manter a boa postura durante as passadas.

Artes marciais
Para o fortalecimento muscular, uma boa pedida são as artes marciais. Isso porque ela trabalha a força corporal, assim como o equilíbrio, duas características que ajudam a melhorar a corrida. Apesar da baixa intensidade aeróbica, essa atividade é uma boa alternativa para evitar lesões.

Zumba
A Zumba trabalha alguns dos grupos musculares mais requisitados na corrida, por movimentar bastante pernas e braços, além de trabalhar os músculos estabilizadores do quadril. Outro benefício da atividade é que ela ajuda a desopilar em dias mais estressantes.

Stand-up paddle
Neste esporte você trabalha as pernas e a boa postura. Você deve ter estabilidade para se certificar de que não vai cair para fora da prancha, o que também garante o trabalho de fortalecimento do core e dos músculos das pernas.

(Fonte: Renan Furlanetto, professor da Cia Athletica, unidade Anália Franco – São Paulo)